Instruções e Dicas

DICAS PARA USO DE EPI EM SUA EMPRESA

EPI é o Equipamento de Proteção Individual para o trabalhador que presta serviço em ambientes insalubres. De acordo com a CLT em seu Art. 166, as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente aos seus empregados os EPIs adequados para cada função, além das devidas orientações para usar corretamente o equipamento. Por isso confira abaixo algumas dicas para ajudar na gestão de EPI da sua empresa:

Estabeleça o uso de EPI para todos os funcionários

É muito importante que nos ambientes de trabalho onde é obrigatório o uso do equipamento de segurança, que todos as pessoas que ali trabalham façam uso, inclusive os encarregados e responsáveis por outras áreas mas que visitam o local.

Não forneça apenas o EPI obrigatório

Os equipamentos de segurança não devem ser fornecidos apenas para respeitar as Leis Trabalhistas. Deve ser uma medida visando garantir a proteção e segurança dos trabalhadores. Ao oferecer outros itens de adicionais de segurança, as pessoas se sentirão valorizadas e respeitadas pela empresa.

Ofereça Treinamentos Periódicos

Para que o uso do EPI seja eficaz, o trabalhador precisa saber como utilizar, conservar e guardar seu equipamento. Por isso é importante que faça as orientações sobre os corretos processos de utilização e armazenamento, e se possível registre isso em uma ata de reunião.

Registre e guarde as fichas de EPI

As fichas de EPI é a forma de registrar e controlar a entrega dos equipamentos de proteção, o que será importantíssimo para a empresa em casos de ações judiciais. Por isso, faça o correto preenchimentos das fichas na hora da entrega dos equipamentos, registrando devidamente e com todos dados solicitados, evitando problemas futuros.

Faça testes antes de disponibilizar um equipamento

Ao adquirir um novo tipo de EPI, ainda não é possível saber se é eficiente ou apropriado para o serviço. Por isso, faça testes com alguns trabalhadores, antes de disponibilizar para todos os funcionários.

Evite reaproveitar EPI

Alguns equipamentos, como protetores de ouvido, luvas e botas usadas por muito tempo não devem ser reaproveitados, pois sua durabilidade e eficiência não são iguais a de um EPI novo.

Tenha uma reserva de protetores descartáveis

O tempo de vida de alguns protetores descartáveis é muito baixo, por isso mantenha uma reserva de alguns itens, como luvas, protetores auriculares, óculos, e capacetes. Para que possa substitui-los de forma rápida sempre que precisar.

Recusar-se a usar EPI pode gerar justa causa

Sendo o EPI extremamente importante para os empregados, se algum deles não se atentam para tal relevância do equipamento e insistem em não utilizar, ou inclusive for flagrado sem usá-lo, estará cometendo falta grave (segundo parágrafo único do art. 158 da CLT) podendo ser dispensado por justa causa.