Instruções e Dicas

Telhas Metálicas

RECEBIMENTO

É importante verificar ao receber as telhas se as medidas e quantidades estão de acordo com seu pedido. Após a entrega a TOLEDO METAIS não se responsabiliza por perdas, danos ou extravios.

DESCARGA E MANUSEIO

Nunca descarregue as telhas sem luvas de proteção ou sob chuva. Não arrastar uma telha sobre a outra quando elas possuírem acabamento colorido (pós pintada) para não danificar a pintura.

Telhas de até 1,50m são facilmente manuseadas por uma pessoa, mas para telhas de até 2,50m recomendamos que sejam manuseadas por duas pessoas. Para telhas maiores o ideal é utilizar uma pessoa a cada 1,50m.

ARMAZENAGEM

As telhas devem ser armazenadas de forma correta para evitar possíveis danos ao material. Elas não podem estar molhadas e o local de estocagem deve ser coberto, seco e ventilado, para que não ocorram corrosões resultantes da umidade.

O empilhamento das telhas deve ser realizado sobre caibros a cada 1m de distância e com espaçamento de 15cm do chão para permitir a ventilação. Não recomendamos que o tempo de armazenamento seja maior do que 30 dias.

Caso o local de armazenamento não seja coberto, recomendamos cobrir a pilha de telhas com lonas ou material impermeável. Evite usar lonas plásticas para não causar efeito de "transpiração" que possa gerar umidade e resultar em danos corrosivos ao material.

MONTAGEM E INSTALAÇÃO

Evite o uso de discos abrasivos comuns para o corte de telhas termoacústicas, pois eles aquecem durante o processo e podem danificar o isolante térmico.

Antes de iniciar a instalação observe a direção dos ventos e monte as telhas no sentido contrário ao fluxo. Em casos de coberturas em áreas fora de esquadro, recomendamos iniciar a montagem do lado maior para o menor.

Ao término da montagem, limpe a cobertura removendo todo tipo de sujeira que possa ocasionar corrosão, como rebarbas resultantes do corte das telhas e as que surgem ao redor dos furos dos fixadores.

Cada montagem apresenta particularidades quanto ao projeto com a necessidade de especificação de engenharia única para cada caso, porém, de maneira geral recomendamos a utilização de um mínimo de 4 (quatro) conjuntos fixadores por m² de cobertura ou fechamento lateral.

Para todos os perfis em coberturas e fechamentos de estruturas metálicas, recomendamos uma distância longitudinal máxima de 500mm entre cada ponto de fixação para aplicação do fixador de costura na sobreposição.